Ortodontia Fixa e Removível
Especialidade médico-dentária que corrige a má oclusão. Dentes sobrepostos, diastemas, desalinhamento dentário são alguns dos problemas mais comuns e evidentes nos pacientes.
Estas anomalias podem provocar dificuldade na higienização e, consequente perda precoce dos dentes devido a cárie dentária e doença periodontal. Os músculos da mastigação são sujeitos a um stress adicional, podendo desencadear dores de cabeça, da articulação temporomandibular, na região do pescoço, ombros e costas.
São usados aparelhos fixos e/ou removíveis, dependendo da fase de desenvolvimento do paciente. Durante a infância a criança apresenta sinais de alterações da posição dentária e/ou óssea. O aparelho removível é indicado, a partir dos 6 anos, permitindo corrigir posições dentárias menos acentuadas e em certos casos, fazer expansão do maxilar superior. A partir dos 12 anos a correção de problemas como alinhamento dentário, diastemas, mordida cruzada, mordida aberta e mordida profunda é feita com aparelho fixo. Já em adultos com desarmonias ósseas severas pode ser necessário combinar o tratamento ortodôntico com cirurgia ortográfica.